4291135433

Segurança no Ecoturismo do Paraná

Segurança no Ecoturismo do Paraná

Primavera chegando, a temperatura aumentando, nada melhor que ir se aventurar com atividades de Ecoturismo no Paraná, como em cachoeiras, rios e fazer atividades de aventura junto a natureza. Mas é bom ficar sempre atento, principalmente quando as atividades oferecem algum risco.

Destas atividades, o rapel é hoje uma das aventuras mais procuradas e oferecidas. As pessoas, que muitas vezes adquirem o serviço de empresas que não estão aptas a prestar o serviço, acabam se colocando em situações de risco. 

Os clientes não tem a menor necessidade de conhecer sobre segurança, afinal ele está pagando pela experiência e também pela segurança da atividade. Porém, para um leigo é extremamente difícil avaliar se uma empresa presta um serviço seguro e competente. E, infelizmente, estas empresas e pseudo profissionais existem em todo o Brasil.

E o que você, turista consumidor de atividades de aventura, pode fazer para tentar evitar cair numa cilada com oportunistas? Vamos te dar algumas recomendações aqui neste post.

Escolher a empresa certa de turismo de aventura no Paraná

Para te ajudar a identificar as melhores empresas, siga esses pontos que iremos falar abaixo:

1) Procure conhecer a empresa que você está contratando

Verifique se a empresa tem Cnpj, Cadastur e alvará de funcionamento. Isto é o básico né gente, se a empresa não possui Cnpj e alvará, ela não existe.

Ela existe? então procure conhecer o histórico dela em relação a aventura. Um bom indício é se ela faz parte da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Aventura), a Abeta congrega hoje a imensa maioria das empresas do setor. O simples fato da empresa ser associada, já é um ótimo indício de empresa comprometida com a segurança na aventura.

2) Procure conhecer se a empresa tem um Sistema de Gestão da Segurança implementado nas suas atividades

Um SGS, ou Sistema de Gestão da Segurança, é o manual de funcionamento da atividade de aventura. Nele vão estar todos os registros da atividade, os protocolos de funcionamento, o inventário de perigos e riscos da atividade, os protocolos do acionamento do Plano de Emergência, e muito mais.

Tudo que se relaciona a atividade deve estar documentado e registrado, assim a empresa sempre trabalhará dentro daquilo que foi definido no SGS, minimizando riscos e de forma segura e consciente.

Uma empresa que não tem um SGS, por mais simples que seja, implementado na sua atividade, está completamente fora dos padrões das empresas sérias do setor.

3) Verifique se a empresa oferece seguro para a prática da atividade

O seguro é contra despesas hospitalares, em caso de acidente onde seja necessário uma intervenção médica. E é uma garantia para o cliente de que ele terá esta assistência caso seja necessário. Se a empresa não oferece seguro para a prática da atividade, algo está errado.

4) Verifique as condições de equipamentos e estruturas da atividade

Você comprou a atividade e agora chegou o grande momento de fazê-la, ainda é preciso você ter uma atenção especial e verificar algumas coisas.

Não deixe de verificar a qualidade e condição do equipamento de proteção que estará te sendo entregue.

Equipamentos gastos, sujos, mal cheirosos ou com danos não são um bom sinal. No mínimo faltou cuidado na limpeza e isto em tempos de Covid-19 não é bom. Também podem indicar um certo "relaxamento" na condução dos trabalhos.

Siga sempre conferindo as condições de estruturas, equipamentos coletivos como cordas e ferragens. Você pode não conhecer sobre o equipamento que vai utilizar, mas com certeza saberá diferenciar um bom de um mal equipamento.

5) Verifique o ambiente onde a atividade acontece

O local da atividade é seguro? O acesso a atividade é seguro? Existe algum tipo de controle na área para evitar aglomerações, tumultos e coisas do gênero? A equipe de trabalho tem controle sobre o ambiente? Você está se sentindo confortável no local?

Todas estas questões são extremamente importantes e é legal estarmos atentos.

6) Procure conhecer a equipe de condutores que estará com você

São eles que estarão cuidando da sua segurança e o sucesso da atividade depende da boa atuação da equipe.

São funcionários da empresa? Trabalham juntos a algum tempo? Receberam capacitação e treinamento condizente com o seu nível de responsabilidade em relação a integridade física dos participantes?

Condutores ao longo da atividade assumem responsabilidades diferentes e um condutor que tenha a responsabilidade de executar tarefas onde exista o risco de acidente com o cliente tem que ter conhecimento e prática suficientes para executar esta função. Afinal você estará colocando a sua integridade física nas mãos destes profissionais.

7) Sua integridade física é sempre o mais importante

Não se sentiu confortável e seguro para fazer a atividade. Não hesite em desistir e na próxima procure uma empresa onde você sinta mais segurança. 

O Ninho do Corvo preza pela segurança

Se você chegou até esta parte do texto, a gente acredita que se interessou pelo tema, então vamos contar um pouco como a gente trabalha.

Aqui no Ninho do Corvo nós tratamos estes temas com muita seriedade, pois desde o início faz parte da nossa cultura termos uma Política de Segurança estabelecida.

Possuímos um Sistema de Gestão da Segurança, implementado nas nossas atividades, e trabalhamos dentro dos protocolos definidos e estabelecidos no nosso SGS.

Nosso ambiente é totalmente controlado, pois trabalhamos dentro de nossa reserva ambiental e nossos condutores possuem capacitação e treinamentos para exercerem as suas funções na atividade. Temos um programa de formação de Condutores implementado e estimulamos a evolução dentro da atividade. Nossos condutores principais, os que tem a responsabilidade sobre a integridade dos nossos clientes,  possuem vínculos empregatícios conosco e já tem horas de treinamento e prática nas atividades, tudo devidamente documento em nosso SGS.

Nossas estruturas onde acontecem as atividades, passam por inspeções periódicas feitas pela nossa equipe e anualmente por engenheiro mecânico, além dos alvarás de funcionamento, da vigilância sanitária e dos bombeiros.

Nossos equipamentos são higienizados e inspecionados a cada uso e os coletivos como as cordas possuem controles de utilização dentro do nosso SGS. Periodicamente realizamos treinamentos, inclusive com o Corpo de Bombeiros da cidade, afinal são eles que serão acionados numa emergência se necessário.

Realizamos auditorias externas em relação aos nossos protocolos e SGS e sempre estamos buscando uma melhoria contínua nos nossos trabalhos, afinal se você parar e achar que está tudo bom, acaba voltando para trás.

Esperamos que este post seja útil na hora de buscar a sua próxima aventura!





Sign In